INGLÊS INSTRUMENTAL
Curso Inglês Instrumental
O curso de Inglês Instrumental tem como objetivo desenvolver a compreensão e interpretação de textos de diversos gêneros e tópicos através da utilização de vocabulário específico, estratégias de leitura, e pontos-chaves da estrutura da língua inglesa. É um curso voltado à prática da leitura.
As palavras mais comuns da língua compõem a maior parte de qualquer texto. Por exemplo, se você selecionar as 250 palavras mais frequentes na língua inglesa, elas formarão 60% de um material escrito. Se você selecionar as 1000 mais comuns, isso equivalerá a 70% de qualquer texto. Se você somar essa quantidade aos cognatos, ou seja, às palavras que são parecidas em ambos os idiomas, você pode chegar a 95% de compreensão. Assim, com o conhecimento de pouco mais de 1000 palavras, conseguimos entender a quase totalidade de um texto em inglês.
As provas de proficiência de pós graduação são técnicas e por isso estudar alguns itens básicos de gramática da língua inglesa é fundamental para resolver as questões de interpretação de textos. Porém, esta estrutura de linguagem é dada de maneira contextualizada, através da leitura do texto e tratada como referência – Referência Contextual. Você não precisará dominar toda a gramática, mas estudar os pontos que ajudam a fazer uma boa interpretação, sendo alguns deles: pronomes- referências contextuais, tempos verbais, e grupos nominais.
Assim, o Inglês Instrumental é composto desses pontos específicos da estrutura, da seletividade do vocabulário e das estratégias de leitura como ‘skimming‘ e ‘scanning‘ que são técnicas que direcionam a pontos dos textos onde estarão as respostas das questões.
Ao longo do curso textos diversos e pontos da estrutura de linguagem serão adicionados nas unidades já existentes, e novas unidades serão criadas de acordo com a necessidade, especificidade e andamento do curso para consolidação, extensão e ampliação do conteúdo.
Plataforma
O Perfil do Aluno delineia o conteúdo que será abordado durante as aulas online, bem como os exercícios para prática, aprofundamento e consolidação desse mesmo conteúdo.
Esse material será adaptado e ajustado de acordo com as necessidades individuais de cada aluno ao longo do curso. Além disso, ele será disponibilizado de maneira gradual, acompanhando o progresso do aluno e sua realização das atividades.
💥Como realizar as atividades da plataforma:
- Você pode fazer a atividade em seu caderno de anotações para ser corrido na aula seguinte. Caso tenha alguma dúvida, anote-a para perguntar no dia da aula.
- Ou você pode selecionar toda atividade, copiar, colar em COMMENTS e responder na própria plataforma para ser corrigida.
Elementos Essenciais para o aprendizado
- Comprometimento: Comprometa-se com seu próprio progresso, definindo metas claras e trabalhando para alcançá-las. O compromisso com o aprendizado é fundamental para o sucesso a longo prazo.
- Disciplina: Aprender um novo idioma exige prática regular e dedicação. Estabeleça uma rotina de estudos e mantenha-se disciplinado em seus esforços para obter resultados consistentes.
- Assiduidade: Participar das aulas regularmente é crucial para acompanhar o ritmo do curso e aproveitar todas as oportunidades de aprendizado oferecidas.
- Rotina de estudos: Crie uma rotina de estudos que se adapte ao seu dia a dia. Reserve um tempo dedicado para o aprendizado do inglês, seja revisando o material do curso ou praticando suas habilidades de comunicação.
- Prática diária e constante: A prática é o segredo para o aperfeiçoamento. Uma maneira eficaz de fazer isso é cultivar o hábito da leitura diária. Comece esse processo com a leitura de conteúdos breves, como anúncios, pequenos textos ou artigos. Esse passo inicial ajudará a fortalecer sua base e prepará-lo para desafios mais complexos no futuro.
Sugestão de Roteiro de estudos
💥Roteiro 1- alunos com 1 aula semanal (20 horas).
-
- Dia 1 : Aula “online” em tempo real
- Dia 2: Leitura de um texto em sua área de expertise, selecionado por você, como forma de aplicar o conteúdo estudado.
- Dia 3: Exercícios de aprofundamento e reforço na plataforma.
- Dia 4: Leitura de um texto em sua área de expertise, selecionado por você, como forma de aplicar o conteúdo estudado.
- Dia 5: Exercícios de aprofundamento e reforço na plataforma.
💥Roteiro 2- alunos com 2 aulas semanais ( 40 horas).
-
- Dia 1: Aula “online” em tempo real.
- Dia 2: Leitura de um texto em sua área de expertise, selecionado por você, como forma de aplicar o conteúdo estudado.
- Dia 3: Aula “online” em tempo real.
- Dia 4: Exercícios de aprofundamento e reforço na plataforma.
- Dia 5: Exercícios de aprofundamento e reforço na plataforma.
Course Features
- Lectures 73
- Quizzes 1
- Skill level A1
- Language Inglês
- Students 1
- Assessments Yes
-
UNIDADE 1- Leitura de Textos
- Objetivos do curso
- Leitura de Textos 1: Tipos Leitura
- Leitura de Textos 2: Compreensão de texto
- Leitura de Textos 3: Níveis de Compreensão
- Leitura de Textos 4: Inglês Instrumental
- Leitura de Textos 5: Leitura em Língua Estrangeira
- Leitura de Textos 6: Uso do dicionário 1
- Leitura de Textos 7: Uso do dicionário 2
-
UNIDADE 2 - Estratégias de Leitura 1
- Estratégias de Leitura 1: “O Sistema de Processamento de informação”
- Estratégias de Leitura 1: “Conhecimento Prévio”: Texto- “Um plano ambicioso”
- Estratégias de Leitura 1: “Contexto”: Texto-“Problema na Clamba”
- Estratégia de Leitura 1: “Informação Não Verbal”: Texto- “Se os balões …”
- Estratégia de Leitura 1: “Marcas Tipográficas/Conhecimento Prévio”: Texto- ” Eksportet te Brazilit ne Krize”
- Protegido: Estratégia de Leitura 1: “Marcas Tipográficas”: Texto ” Casino Aalborg’
- Estratégia de Leitura 1: “Conhecimento Prévio e Contexto”: Texto- “Manaus”
- Estratégia de Leitura 1: “Prediction’: Texto- “Fauna & Flora International”
- Estratégia de Leitura 1: Palavras Cognatas 1
- Estratégia de Leitura 1: Palavras Cognatas 2: “Falsos Cognatos 1”
- Estratégia de Leitura 1: Palavras Cognatas 3: “Falsos Cognatos 2”
- Estratégia de Leitura 1: Palavras Cognatas 4: Texto- “President Biden claims genocide is happening in Ukraine.”
- Estratégia de Leitura 1: “Palavras Repetidas”: Texto: “A collection of related diseases.”
- Estratégia de Leitura 1: ESP Text-Law: Texto- “Economic Constitutional Law 1”
-
UNIDADE 3- Estratégias de Leitura 2
- Estratégia de Leitura 2: “Introdução”
- Estratégia de Leitura 2: “Skimming”
- Estratégia de Leitura 2: “Scanning”
- Estratégia de Leitura 2: Skimming and Scanning: Text- “Causes of Climate Change”
- Estratégia de Leitura 2: “Seletividade”
- Estratégia de Leitura 2: “Roteiro de Leitura”
- Estratégia de Leitura 2: Revisão Estratégias
- Protegido: Estratégia de Leitura 2: Revisão Compreensão Geral- “Guaraná”
- Estratégia de Leitura 2: ESP Text- Architecture: “Museum of the Future”
- Estratégia de Leitura 2: ESP Text- Law: “Economic Constitutional Law 2”
-
UNIDADE 4 - Estrutura de Linguagem 1
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Referência Contextual 1
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Pronome Pessoal
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Adjetivo Possessivo e Pronome Possessivo
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Referência Contextual 2- “Oscar Niemeyer”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Referência Contextual 3: “The Constitution of Brazil”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Referência Contextual 4: “Indigenous peoples’ rights to their land”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Pronome Demonstrativo
- Estrutura de Linguagem 1: Referência Contextual 5: “The Computer”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Pronome Relativo
- Estrutura de Linguagem 1: Referência Contextual 6: “Your Children Are Not Your Children”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Pronome Reflexivo
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Referência Contextual 6: “Comic strips”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: Revisão- Pronome Pessoal / Adjetivo e Pronome Possessivo
- Protegido: Estrutura de Linguagem 1: ESP Text: Architecture: “The Cradle”
-
Unidade 5 - Estrutura de Linguagem 2
- Estrutura de Linguagem 2: Classe das palavras: “Water Scarcity”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 2: Nouns (Substantivos)
- Protegido: Estrutura de Linguagem 2: Adjectives (Adjetivos)
- Protegido: Estrutura de Linguagem 2: Caso Possessivo e o uso de “of”: “Teacher’s union”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 2: Grupos Nominais
- Protegido: Estrutura de Linguagem 2: Grupos Nominais- ESP Text: Architecture: “Architecture in Brazil”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 2: Grupos Nominais- ESP Text- Architecture: “Eco-Friendly Architecture”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 2- Ordem das Palavras
-
UNIDADE 6 - Formação de Palavras
- Protegido: Formação de Palavras: “Introdução”
- Protegido: Formação de Palavras: Afixos 1: Prefixos e Sufixos- “Listas e significados”
- Formação de Palavras: Afixos 2: Prefixos e Sufixos: “Rainforest”
- Formação de Palavras: Afixos 3: Prefixos e Sufixos: “Are You a Chocoholic?”
- Formação de Palavras: Afixos 4: Sufixos: Text- ” A Taste of the Natural World”
-
UNIDADE 7- Estrutura de Linguagem 3
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Introdução: Verbs (Verbos)
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Advérbio- “Academic Education in Brazil”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Adverb (Advérbio)
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 1: Simple Present- “Rihanna”
- Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 2: Simple Past- “The Internet: A Brief History”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 3: Simple Future- “Technology: 20 years from today”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 4: Present Continuous- “It’s getting hot in here”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 5: Past Continuous- “Making a difference”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 6: Future Continuous- “Embracing the Imperfect: Exploring the Unpredictable Path of the Future”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 7: Present Perfect- “Navigating the Digital Landscape: “The Ongoing Battle Against Spam and Pop-ups”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 8: Past Perfect- “One of those Days”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 9: Future Perfect-“The Nature versus Nurture Debate”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 10: Present Perfect Continuous- “Sustainable Architecture: Building for a Greener Future”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 11: Past Perfect Continuous- “Architecture and Urban Design”
- Protegido: Estrutura de Linguagem 3: Verb Tense 12: Future Perfect Continuous